O calendário do futebol brasileiro é bastante controverso, enquanto os times das séries A e B têm um calendário repleto de jogos, os times das séries C e D sofrem com a falta de partidas.
A terceira divisão do futebol brasileiro conta atualmente com 20 times. A primeira fase tem 19 rodadas, onde os 4 piores times são rebaixados para a série D e os 8 melhores avançam para a segunda fase (quadrangular), dividindo-se em 2 grupos com 4 times. Os dois primeiros de cada grupo garantem o acesso para a série B, e o líder de cada grupo faz a final da competição em um jogo de ida e volta.
Após o término da primeira fase, os times que não avançaram para a segunda fase só voltam a jogar competições oficiais após 4 meses, retornando apenas no campeonato estadual. Durante esse período, os times desmontam completamente seus elencos e ficam praticamente inativos, retornando apenas às vésperas do estadual.
Uma série C com mais times, por exemplo, 28 times (algo semelhante à liga argentina), seria algo interessante e não seria considerado um inchaço de times, já que é uma divisão de nível inferior.
Terceiras divisões pelo mundo:
- Inglaterra: 24 times (46 rodadas)
- Espanha: 40 times
- Itália: 60 times
- Alemanha: 20 times (38 rodadas)-
França: 18 times (34 rodadas)
Brasil e o segundo país com mais time de futebol no mundo. Existem inúmeras equipes que poderiam estar no mínimo na Terceira divisão do futebol brasileiro.
Poderia-se manter o formato atual, porém com 28 times, e a primeira fase teria 27 jogos, 8 a mais do que com 20 times. Os times que não avançaram para o quadrangular teriam quase 2 meses a mais de calendário, e a competição poderia terminar 1 mês antes do término das séries A e B.
Comentários
Postar um comentário